24.2.07

O que é um foral?

Sabes explicar o que era a carta de foral?


Podes consultar este site para saber mais!

11 Comments:

At 7:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá, Storinha e amiguinhos!.....

Uma carta de foral ou foral é um documento do rei de concessão de foro juridico próprio aos habitantes medievais para se libertarem do poder senhorial ou feudal. O foral concedia terras baldias para uso colectivo da comunidade, regulava impostos, portagens, taxas, multas,estabelecia direitos de protecção e obrigações militares para serviço real.
Exemplo: Carta de foral de Vila Real de Panóias.

Beijinhos **********

 
At 10:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi stora

Uma carata foral é um docuento que o rei manda a uma terra onde diz lá os seus direitos e os seus deveres.

 
At 10:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma carta de foral é uma carta que o rei manda a dizer as regras e as condiçoes que têm para viver lá!


Beijinhos!

Obs: Adicionem rubenzitu_96@hotmail.com

 
At 7:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá stora!!!

Uma carta de foral ou foral é onde tem os direitos e os deveres de cada pessoa.

Bjs.de Catarina...

 
At 7:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá amigos!
Eu vou dizer-vos o significado de carta de foral:
A carta de foral é um documento escrito onde ficavam registados os deveres e direitos, dos moradores de um concelho, para´com o proprietário da terra.

 
At 1:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma carta de foral é o documento que transforma uma terra a concelho. é la que diz os deveres e direitos dos habitantes desse concelho.

 
At 9:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma Carta de Foral, ou Foral, é o documento real de concessão de foro jurídico próprio, isolado, diverso, aos habitantes medievais de uma povoação europeia (no caso português, também a qualquer nova localidade fundada no seu Império) que se queria libertar ou manter livre do poder senhorial ou feudal, erigindo-se em concelho, com autonomia municipal, ou seja, colocando-se no domínio e jurisdição exclusivas da Coroa, sob protecção pessoal específica concedida pelo Rei, mas sem ser incorporada no domínio patrimonial senhorial da Casa Real.

O foral concedia terras baldias para uso colectivo da comunidade, regulava impostos, portagens, taxas, multas, estabelecia direitos de protecção e obrigações militares para serviço real.

As cartas régias de foral concederam-se em Portugal desde o século XII ao XVI. As concessões de foral podiam também ser colectivas, copiando-se os forais de umas terras para as outras, como procedeu D. Manuel I.

A concessão de um foral constituiu muitas vezes uma medida de fomento, visando incentivar o povoamento em terras difíceis de desbravar e incrementar as culturas menos rendosas, como a da vinha, pela concessão, ao cultivador, de garantias de liberdade e dignidade pessoal que compensassem os seus esforços, numa época em que grande parte da população é ainda serva da gleba, ou escrava.

 
At 10:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá stora e amigos!!!

Uma carta foral, ou foral é uma carta onde estão escritos os direitos e obrigaçõews dos moradores.

Beijinhos ***** Sofia Casanova

 
At 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma carta de foral era um documento que podia ser escrito por um rei ou um senhor nobre. Nele estavam contidos os direitos e os deveres dos moradores «vizinhos» daquelas terras.

 
At 8:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olá

Uma carta de foral ou foral é um documento escrto por um rei onde estava escrito os deveres e as obrigações da população.

*****beijos da beatriz*****

 
At 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A carta de foral (carta de foro)era uma carta (do rei mas nao em tudos os casos)que transformava as aldeias em vilas e os seus habitantes em vizinhos e eles apenas tinham de pagar o que estava escrito na carta, na carta tambem estavam escritos os deveres e obrigaçoes da populaçao.

*S@my*

 

Enviar um comentário

<< Home