22.10.06

Os castros








A Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente por "Cidade Velha", é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e sem dúvida um dos mais importantes para o estudo da proto-história e romanização no Alto Minho. A sua localização estratégica, permitia-lhe não só dominar vastas áreas da veiga litoral e ribeirinha, como também e muito especialmente, controlar o movimento de entradas e, saídas na foz do rio Lima, que na época romana seria navegável em grande parte do seu curso.



O que mais sabes sobre o castro de Santa Luzia?

12 Comments:

At 10:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

*Olá*
Os Castros de Santa Luzia eram pequenas casas que tinham uma forma parecida com um cilindro, com o telhado feito de colmo e o muro feito de pedras encaixadas umas nas outras.

 
At 10:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O que eu sei mais sobre os castros de santa luzia e que as casas eram redondas e pequenas ,e o teto eram de colmo e viviam entre um muro que ja se destruio.Viviam no cimo dos monte para se poderem abrigarem(protegerem-se)melhor.

 
At 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

*Olá*

Os Castros de Santa Luzia eram pequenas casas em forma de um cilindro, feitas de pedra, com o telhado feito de colmo.
À sua volta tinha um forte muro feito de pedra que os defendia dos inimigos.

*********Beijos*Beatriz******

 
At 10:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os castros de Santa Luzia eram uma planta circular

 
At 10:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá!!!

O que sei mais sobre os castros é que estão sitoados no simo do monte eles visoalisarem quando é que o inimigo atacava.
Sei tanbem que as casas eram redodas feitas de pedar.

 
At 10:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

*olá*
Sei que são fortemente construídos com parede de pedras encaixadas umas nas outras que formam um cilindro, o telhado é feito de colmo que os protege do vento frio do Inverno.
***********Beijos*da*Fill*******

 
At 11:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Oi como vai!!!

O que sei sobre Santa Luzia é que os castros tinham sempre uma planta circular havia só alguns com planta rectângular, foram os romanos que começaram com isso.

 
At 11:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá!!
Os castros de santa luzia eram pequenas casas em forma de cilindro e o telhados eram feitos de palha e o muro era feito de pedras encaixadas umas nas outras.


********beatriz*******baptista*****

 
At 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oi stora!!

sei que era uma planta circular
e raramente rectangular tambem sei que as suas habitaçoes eram construidas em pedra e o telhado era feito em colmo.

§§§§§§§beijinhos§§§§§§§

 
At 12:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Sei que são ruínas de uma povoação castreja, com cerca de 80 casas, pertencente à Segunda Idade do Ferro. Situada no alto do monte de Santa Luzia. As suas estruturas habitacionais encontram-se predominantemente organizadas em verdadeiros quarteirões, que, por sua vez, encontram-se separados por muros e áreas de circulação bastante demarcados, alguns dos quais lajeados. As habitações apresentam, geralmente, planta circular, elíptica ou, embora menos frequente, rectangulares, com ou sem vestíbulo. As entradas destas casas encontram-se maioritariamente orientadas no sentido Sudoeste-Sudeste, coincidindo com a pendente geral do terreno onde se encontra implantado o povoado, de forma a abrigar as habitações, quer das águas pluviais, como dos ventos de nortada.

 
At 4:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o que mais sei sobre a castro de santa luzia era que as casas eram feitas de pedra e cobertas de colmo, eram de forma circularou quadrangular, a soleira da porta era mias alta que o châo isto servia para que a chuva não entrasse.

 
At 9:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi
O que sei sobre a citânia de Santa Luzia é que o telhado dos castros era feito de colmo, que eram serca de 80 castros,que os castros eram circulares ou retângulares.

 

Enviar um comentário

<< Home